A Internet superou a televisão como o meio de comunicação mais consumido na Espanha em 2008, afirma levantamento divulgado nesta sexta-feira pela empresa de pesquisa Mediascope.
O estudo afirma que na Europa 60% da população se conectam à Internet por uma média de 12 horas por semana e que na Espanha o tempo de acesso aumentou em 16% desde 2007.
Segundo a pesquisa, o internauta espanhol fica conectado por uma média semanal de 12,1 horas, enquanto o tempo em que passa diante da televisão é de 11,7 horas.
O tempo em que a população espanhola fica na frente de um computador aumentou em 20% desde 2004 e a quantidade de internautas que se conecta diariamente à web, cerca de 56%, cresceu 5% desde o ano passado.
A atividade que os espanhóis mais fazem na Internet é envio de e-mails, seguida por buscas e redes sociais. Enquanto isso, na Europa, as buscas ocupam o primeiro lugar, seguidas por e-mail e sites de conteúdo gerado pelos próprios internautas.
O levantamento, porém, afirma que existe um consumo simultâneo de mídias, já que cerca de 23% dos internautas vê televisão enquanto está navegando pela web e cerca de 21% faz isso enquanto ouve rádio.
Em relação aos dispositivos, cerca de 32% dos espanhóis utilizam o celular para se comunicar via mensagens curtas (SMS), e-mail ou redes sociais, sem necessariamente recorrer a uma conversa.
Reuters
16/12/08