Uma pesquisa realizada pela empresa de segurança G DATA mostrou que 47% dos internautas brasileiros navegam sem proteção ou com proteção inadequada contra vírus no PC.
Segundo a empresa de segurança, a ameaça de malware teve um aumento de cerca de 300% no ano passado, mas os usuários não tomam os cuidados necessários para proteção.
Entre os usuários do sistema operacional Windows – 96% dos entrevistados – 18% tinham algum antivírus instalado, mas desatualizado. A pesquisa também constatou que 29% dos internautas não usam nenhum tipo de solução contra vírus em seus PCs.
As conseqüências da falta de proteção são pouco claras para a maioria dos pesquisados: 73% dos que não tinham proteção antivírus disseram que usavam seus computadores para online banking.
A G DATA examinou os computadores destes usuários e concluiu que 8 a cada 11 computadores estavam infectados. Um agravante é que o malware age sem que o usuário perceba que seu computador está sendo usado para fins criminosos.
Eduardo Freire, diretor da Netofficer, que representa a GDATA no Brasil, ressalta a importância das atualizações de antivírus. “Em alguns minutos você faz uma atualização que pode lhe poupar meses de dor de cabeça. Se as pessoas tivessem consciência da importância dessa atualização, os crimes certamente seriam mais difíceis de acontecer”, diz.
Redação Terra
16/12/08